Início do Conteúdo

Instalada a Frente Parlamentar De Defesa Dos Direitos Das Mulheres

Vereadores e representantes de diversas entidades destacaram a importância da luta pelos direitos das mulheres
Instalada a Frente Parlamentar De Defesa Dos Direitos Das Mulheres

No início da noite desta segunda-feira, 18 de outubro, foi instalada a Frente Parlamentar De Defesa Dos Direitos Das Mulheres, no plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

Conduzida pelo mandato do Coletivo Popular Judeti Zilli (PT), autora do projeto de resolução que institui a Frente Parlamentar, o evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Alessandro Maraca (MDB), os vereadores Duda Hidalgo (PT), França (PSB) e Renato Zucoloto (PP), além de representante do mandato Ramon Todas as Vozes (Psol). Participaram também representantes das secretarias da Saúde e Assistência Social, e a convidada Renata Leite, especialista em Gestão de Políticas Públicas e consultora especialista em gênero no programa das Nações unidas para o desenvolvimento (PNUD).

Abrindo a reunião, Maraca afirmou que é necessário avançar na defesa da mulher. “Vendo esse plenário com mulheres que estão dispostas a entrar nessa luta e que podem contar com essa Casa, sabemos que o caminho tem sido trilhado de forma correta”, encerrou o presidente do legislativo.

Já o vereador Zucoloto lembrou que no código civil de 1916 a mulher era considerada relativamente incapaz, precisando de autorização do marido para trabalhar, e somente em 1932 a mulher obteve o direito ao voto. E, ainda afirmou que a Constituição de 1988 colocou mulheres e homens em igualdade de direitos, mas essa igualdade não é concretizada na sociedade. “A mulher ganha menos, tem subempregos, sofre violência doméstica. E preciso que as pessoas se respeitem, e nesse dia teremos uma sociedade mais evoluída” expressou o vereador, que frisou que durante o período que exerce a vereança, foram aprovados 77 projetos que versam sobre direitos das mulheres.

A idealizadora da Frente, Judeti Zilli, leu um documento enviado pela juíza e coordenadora do Anexo da Violência Doméstica e Familiar em Ribeirão Preto, Carolina Gama, que não pode comparecer ao evento, destacando a importância da luta pelos direitos das mulheres.

Participaram ainda as representantes da OAB Perla Miller e Marina Camargo, e representantes de organizações ligadas ao tema.

Encerrando a cerimonia, Judeti explicou que serão realizados encontros para tratar sobre temas específicos. A vereadora explicou que a participação de parlamentares é de livre adesão, e ainda aguarda o posicionamento de todos os vereadores. E, que serão convidadas para compor a Frente representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Secretarias da Assistência Social, Saúde e Educação, OAB, Promotoria, Delegacia da Mulher, movimentos sociais de mulheres negras e organizações sociais relacionadas ao tema.   

“A certeza que nós estamos travando o bom combate e a luta necessária, e isso vai permanecer”, encerrou a vereadora.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)